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Portaria remota ou presencial: Qual a melhor para o condomínio?

Para tomar a melhor decisão entre portaria remota ou presencial é crucial entender como funcionam e as vantagens e desvantagens de cada modelo

Na hora de escolher entre portaria remota ou presencial, é natural que o condomínio fique com dúvidas. Para tomar a melhor decisão é importante entender como elas funcionam e as vantagens e desvantagens de cada modelo.

É preciso salientar que os condomínios mais antigos e tradicionais seguem a tendência de permanecer com as portarias presenciais, considerando principalmente o fator integração entre as pessoas envolvidas.

Já os empreendimentos mais novos preferem a tecnologia acreditando que a portaria remota é a melhor solução. Há ainda aqueles que adotam o formato híbrido: remota em alguns períodos e presencial nos outros.

Fato é que não existe apenas uma opção melhor. Afinal, cada condomínio tem suas próprias especificidades. E demandas diferentes.

O ideal é que o síndico realize uma avaliação criteriosa do perfil do condomínio para entender qual alternativa se adequa melhor. Sendo que a decisão final cabe aos condôminos.

Portaria remota ou presencial: Qual a melhor para o condomínio?

Portaria presencial: entregas garantidas e conforto aos moradores

Neste tipo de controle de acesso, funcionários devidamente treinados são responsáveis por observar e controlar tanto a entrada, quanto a saída de pessoas e veículos.

Eles contribuem com outras demandas, como o recebimento de encomendas e correspondências. Este é um ponto que deve ser profundamente avaliado.

Hoje em dia as encomendas, principalmente provenientes de compras online, chegam em qualquer horário do dia e da noite. E com a portaria remota, as entregas ficam prejudicadas.

O modelo facilita, ainda, a integração entre zeladores, porteiros, moradores e visitantes. No dia a dia e também em casos de emergência.

A presença física de profissionais na portaria transmite uma sensação de confiança e segurança a todos. E de certa forma, inibe a ação de pessoas mal intencionadas.

Os recursos humanos disponíveis na portaria presencial atuam como fator psicológico determinante. No atendimento realizado por pessoas e não por máquinas, os serviços agregam hospitalidade e conforto.

Outro benefício da portaria presencial que deve ser considerado é o suporte emergencial imediato. Imagine um portão de garagem quebrado ou um alarme disparado por problemas técnicos.

Estas ocorrências podem ser contornadas rapidamente por um porteiro treinado. Até que a assistência técnica autorizada chegue ao local.

Portaria remota: custos reduzidos e maior segurança 

No âmbito da segurança patrimonial, a portaria remota é uma evolução tecnológica sem volta. Sua principal característica é o atendimento à distância por meio de uma central de segurança que funciona 24 horas.

Entre as vantagens da portaria remota, está a redução de custos devido ao número de funcionários contratados.

Em média, os custos com folha de pagamento ou contrato com empresas terceiras que fornecem mão de obra sofrem redução entre 30% a 60% em comparação à portaria remota.

A consequência é o impacto positivo no valor cobrado nas taxas condominiais.

Nos temas rapidez e eficiência, há a possibilidade de integração aos sistemas de automação dos apartamentos ou casas.

Por exemplo, a portaria virtual permite que os moradores enviem um QR Code com limitador de horário de entrada e saída para visitantes e prestadores de serviço.

Ferramentas como sensores e câmeras – acesso de morador pode ser feito em tempo real – e sistemas de comunicação avançados garantem a automatização do controle de acesso.

É possível identificar, também, quem entrou e quem saiu do condomínio usando as chaves de acesso. Tudo isso por meio das digitais e tags cadastradas.

A vigilância contínua através das tecnologias é capaz de agilizar respostas às atividades suspeitas não somente na portaria, mas nas entradas de garagens e em outros espaços vulneráveis do condomínio.

Qual o perfil do seu condomínio?

Como dissemos no início, para escolher se portaria remota ou presencial no seu condomínio, é necessário levantar o perfil do empreendimento. Confira o que levar em conta na definição:

  • Quantidade de torres;
  • Número de unidades condominiais;
  • Análise do perfil dos moradores;
  • Quantidade de moradores idosos;
  • Intensidade da movimentação de empregados e prestadores de serviços ligados às unidades condominiais;
  • Valor dos serviços de portaria presencial e remota oferecidos na sua região;
  • Tempo médio entre falhas que ocorrem atualmente no seu condomínio;
  • Tempo médio de restabelecimento à normalidade.

via tudocondo.com.br

Portal do Condomínio

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