Com o aumento da violência não só nas grandes, como também nas pequenas cidades, cada vez mais as pessoas estão em busca de proteção, seja em casa ou no trabalho. Os condomínios, que até pouco tempo eram considerados locais seguros, hoje já contam com a guarita blindada, protegendo não apenas o funcionário que atua dentro dela, mas também evitando que ladrões cheguem até o local devido à dificuldade de render o porteiro ou vigia.
As guaritas blindadas contam com uma série de recursos que tornam o ambiente interno mais seguro e protegem melhor os condomínios. Veja alguns desses recursos e suas vantagens nesse texto e proteja o seu condomínio.
Recursos de uma guarita blindada
Vidros blindados
Os vidros são muito vulneráveis e alvos fáceis em condomínios, mas quando se tem a guarita blindada consegue-se uma proteção extra por eles serem desenvolvidos em camadas que combinam vidro laminado e policarbonato. Garantem muita proteção, sendo possível ajustar a capacidade de resistência, sendo que alguns modelos suportam até tiros de fuzil.
É muito importante optar pelo vidro blindado ao invés do laminado porque o segundo pode até aguentar tiros, porém lança estilhaços dentro da guarita.
Paredes blindadas
De nada adianta ter vidros blindados se as paredes não suportam tiros ou até mesmo marretadas. Por isso, já é possível blindar as paredes, sejam elas de alvenaria ou de outros materiais.
Para conseguir isso são colocadas chapas que impedem a passagem de objetos. A grande vantagem é que elas ficam discretas e, muitas vezes, nem se percebe que existe blindagem na parede.
Insulfilmes
Essa é uma forma de aumentar a vigilância e garantir mais privacidade para quem está dentro da guarita porque é possível observar sem ser visto.
Se o vigia notar algum movimento estranho, pode tomar as providências devidas sem que isso seja notado, uma vez que não se vê o que está acontecendo do lado de dentro.
Sistema antiarrastão interligado
De dentro da guarita também é possível monitorar se existe algum movimento irregular no condomínio com o uso de câmeras de segurança.
Com monitores instalados dentro se tem uma visão de todo o local e, se houver qualquer irregularidade, uma ronda pode ser enviada ao local para fazer o monitoramento presencial ou até a polícia pode ser acionada.
Acesso por biometria
Para garantir que a guarita não seja acessada por qualquer pessoa, evitando invasões e rendimentos em casos de distração, a abertura da porta pode ser realizada por biometria. Assim somente as pessoas com a digital cadastrada teriam acesso ao local.
O melhor é que o custo final da guarita blindada acaba sendo baixo porque o valor é rateado entre todos os condôminos. Por conta disso, o custo-benefício é excelente e se garante muito mais segurança para os moradores e trabalhadores do local.
Fonte: Condlink